Harry & Meghan: O que as roupas de Meghan Markle nos dizem
Meghan, assim como a Rainha, Diana e Kate, entende o poder das roupas e as usa para se aproximar de sua audiência. Ebulição no Reino Unido com o lançamento do livro do Harry.
Fazia um tempo que eu queria falar sobre Reino Unido, Moda e Comunicação na news, pois desde o ano passado muita coisa vem acontecendo na terra da Rainha.
Os britânicos e a família real são especialistas em se comunicar através das suas roupas e acessórios. Através da vestimenta, podemos comunicar mensagens não-verbais e expressar a nossa identidade, criando uma imagem. Para figuras públicas, criar a imagem certa é muito importante para construir narrativas e se posicionar politicamente.
Já faz mais ou menos 1 mês que estrou a série da Netflix, Harry & Meghan, mostrando os bastidores da vida do casal nos últimos anos. Foi assistida por milhões de pessoas ao redor do mundo.
Ao contrário do que alguns podiam imaginar, a maior parte das peças usadas não são de grandes grifes de luxo.
Ela aparece várias vezes á vontade em sua casa, e até sem maquiagem e com uma toalha na cabeça - talvez fazendo algum tratamento para deixar os cabelos sem frizz.
Meghan, assim como a Rainha Elizabeth, é muito estratégica na escolha das suas roupas, a preferência por peças de alta qualidade é visível, fazendo da duquesa um ótimo exemplo de quiet luxury.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_474,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F97cf7810-91d9-48de-9f07-069d214280d9_1000x1300.webp)
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_474,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Facfd58f8-3823-42b6-bdcf-b785af73e880_500x660.jpeg)
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_474,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F72ab495a-f463-47c0-b865-01d8395a52c9_500x569.jpeg)
Para se aproximar do público, ela abusa de peças clássicas para gerar identificação e comunicar simplicidade. Muitos materiais são nobres ou possuem uma textura aconchegante, ajudando a criar uma atmosfera íntima perfeita para o casal contar a sua versão da história na sala de nossas casas.
Não aparecem logos ou peças muito chamativas, a exceção é para a manta Avalon da Hermès, que aparece no sofá em algumas cenas. Estampada com o “H” de Hermès, a letra também é o apelido de Harry. Assim como Diana e a Kate, tudo o que Meghan Markle usa vira objeto de desejo, e a manta já esgotou nas lojas…
A Meghan Markle fala abertamente no documentário sobre o processo para decidir seus looks depois da entrada na Família Real. Ela considerou o ambiente repleto de regras (algumas veladas) e o peso do constante escrutínio público. Além de prestigiar designers britânicos, demonstrando um cuidado com a questão diplomática, ela buscou por marcas sustentáveis e com relação às cores, optou por usar uma paleta neutra, com variações de beges, marfins, marrons, que segundo a própria a ajudavam a se manter discreta. Foi uma decisão acertada: a marca registrada da Rainha eram cores vibrantes e a Kate Middleton já era conhecida por usar tons de pedras preciosas.
As roupas também foram essenciais para encerrar oficialmente a participação do casal como membros ativos da Realeza Britânica. A duquesa deixou de lado temporariamente os tons sóbrios e deu preferência para vermelhos, azuis e o verde esmeralda - cores usadas para expressar otimismo com a nova fase da vida deles.
Mas mal passou o burburinho sobre a série, começou um alvoroço por causa do lançamento do livro autobiográfico do príncipe Harry, com revelações dramáticas e muita exposição pessoal. Acho que boa parte do que eles relataram no doc é verdade, mas estão abusando da super-exposição - como os norte-americanos bem sabem fazer em cima de tragédias pessoais.
Me contem o que vocês estão achando! Um beijo e até a próxima.