Eu comecei a ter uma rotina de beleza bem antes da palavra “skincare” passar a ser amplamente utilizada. Comecei a limpar, tonificar e hidratar a pele na faixa dos doze anos, e rapidamente esse ritual se tornou um hábito.
Eu amava o assunto, lia revistas que falavam de moda e beleza, e várias reportagens diziam que era super importante cuidar da pele diariamente. Essas matérias citavam marcas e deve ter sido por aí que eu soube que as francesas também cuidavam bastante da pele. Esse ritual pode ser cheio de etapas ou mais prático. Se você não ama fazer, não se encha de produtos que não serão usados. Faça o básico bem feito!
Na adolescência e com vinte e poucos, percebi que eu era uma garota-exceção: quase nenhuma amiga ou prima cuidava da pele como eu - pelo contrário, convivi com meninas/jovens mulheres que faziam questão de tomar sol no rosto sem protetor solar, hábito que abandonei tão logo soube que o sol era um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento e manchas na pele.
No Brasil, apesar dos procedimentos estéticos serem muito bem aceitos e às vezes orgulhosamente difundidos, a maioria das pessoas não tinha/tem uma rotina de pele.
Ali pelos meados de 2017, 2018, finalmente as rotinas de beleza e de skincare começaram a ganhar os holofotes e mais adeptas e adeptos. Em relação a comportamento de consumo, a maioria das brasileiras (ainda) não preza por uma pele perfeita - me parece que a maioria gosta muito de maquiagem, de base (que uniformiza e cobre) e de procedimentos. Preferimos remediar ao invés de prevenir. Mas ainda sim, o skincare ganhou muito espaço e as pessoas estão cuidando mais da pele. Surgiram influenciadores relevantes e o universo da beleza e do cuidado expandiu.
Eu não sei se foi por ter me habituado cedo, mas para mim, a beleza é mais epidérmica - tem a ver com ter uma pele boa, uma cútis saudável. Por enquanto, só uso base em grandes eventos, fora isso, não sinto a necessidade de usar no meu dia-a-dia. Uso BB cream quando passo algo na pele, um corretivo de vez em quando.
Mesmo quem não tem muito hábito pode ter alguns cuidados. Cuidar da pele traz autoconhecimento, e uma sensação de bem-estar e relaxamento.
Dicas básicas para cuidar da pele
Se você tem muita preguiça, faça o mínimo: use protetor solar, diariamente. Até a luz das telas que tanto usamos afeta a nossa pele. Na hora que passar o protetor, não precisa usar hidratante.
Tome muita, mas muita água. A hidratação também vem de dentro pra fora. Bebeu bebiba alcoólica? Se hidrate muito mais no dia seguinte. Tenha sempre um isotônico por perto.
Coma alimentos saudáveis, frutas, legumes e verduras. Os alimentos contêm vitaminas importantes para a pele, unhas e cabelos. Aproveite para fazer máscaras faciais também.
Não precisa investir em produtos caros. O importante é fazer o básico, de acordo com o que a dermatologista recomendar.
Antes de se maquiar, lave e hidrate o rosto. Se não conseguir ficar sem base, misture um pouco de hidratante nela.
Não durma com maquiagem. E não pire com o passar dos anos. C’est la vie!