Comer y beber: Buenos Aires, Argentina
Recomendações para comer e beber na capital portenha, vinitos e restos.
Hola, ?que tal?
É feriado de Páscoa, mas falar sobre carne vermelha ainda não é pecado. Recentemente fui a Argentina. Foi uma viagem reespecial, pois reencontrei amigos, depois chegou a minha família e pudemos curtir muito a cidade.
BUENOS AIRES
Sou meio suspeita, Buenos Aires é uma das minhas cidades preferidas do mundo e eu falo espanhol. Portanto, me sinto muito bem lá. Este post é uma homenagem aos meus amigos argentinos, que me trataram como uma princesa, especialmente Gera e Marcelo.
A cidade continua investindo muito em planejamento urbano, e apesar de toda loucura econômica do país, difícil para nós entendermos, BsAs continua relinda y maravillosa, com ‘ótimos meios de transporte publico, efervescência cultural, praças e parques super bem cuidados, e muitos bares e restaurantes.
Estava caro, mas menos do que o que esperávamos (sobrou troco para outra viagem). O real desvalorizou e o peso valorizou nos ultimos meses (ouvi dizer que subiu de novo nesta semana). Mas alugamos um apartamento em um prédio fantástico no airbnb com antecedência. E deu para passear, comer e beber sem apertos.
Na verdade, não é só uma questão de cotação, infelizmente o mundo ficou mais caro…
DICAS PARA COMER NA ARGENTINA
1 - Proteína é mais pesada de digerir. Se for a uma parrilla de noite, coma com moderação. O garçom estará lá para atrapalhar este plano. Mas depois de 2 ou 3 dias de comilança, a conta vem. Vá por mim.
2 - Quais cortes experimentar? Conheça alguns dos principais cortes argentinos, de entrada e principais.
Entradas
Provoleta (queijo), bondiola (copa suina), chorizo (lingüiça suina), riñon,
morcilla.
Intermediários/principais
Matambre, matambre a la pizza, entraña, costillar (costela), ojo de bife, bife de chorizo, vacío, asado banderita, asado, lomo, colita de guadril (picanha argentina), picanha - picanha brasilera.
3 - No Brasil, as porções são grandes. Na Argentina, são gigantescas. Cuidadin con las sugerencias dos garçons (aqui me refiro mais a aqueles restaurantes onde vamos para comer sem pressa). Passados uns dias, dá para ir captando qual a quantidade ideal de comida, de acordo com o número de pessoas, mas existem variações. Por exemplo, a entranha do La Brigada vem inteira (parte interna da costela, fina e comprida). No Villegas, vinha só um pedaço. Na dúvida, faça perguntas sobre tamanhos dos cortes de carne. Para 3/4 pessoas, 1 salada, um legume ou algo como espinafre com creme + 1 carne de entrada (linguiça, morcilha, mollejas) + corte principal podem ser suficientes. Se a fome for grande, tiver almoçado leve ou pulado uma refeição, peça 2 cortes principais. Se pedir um prato individual com carne, às vezes dá para duas pessoas.
4 - O restaurante acima se chama Villegas, fica em Puerto Madero. A experiência foi bem legal, mas é o seguinte… FUJA DE PUERTO MADERO, especialmente de noite. Muito turístico e caro. Única exceção é um restaurante que vou indicar para almoço.
5 - Conselho de ouro que um amigo portenho me deu: no almoço, pergunte pelos menus ejecutivos, que geralmente são mais baratos e não são oferecidos para turistas. Em uma parrilla, há grandes chances desta opção não valer tanto a pena.
6 - Tem comida italiana de alta qualidade na Argentina. Experimente massas, pizzas, fainá. Delicioso.
VINHOS
Não vou me alongar muito neste tema neste post, mas essa é uma temática que vai aparecer mais por aqui a partir de agora. Seguem algumas sugestões de rótulos argentinos.







Recomendo os mercadinhos chineses - os chinos - para comprar por preços mais acessíveis. Nos bairros mais nobres tem os melhores, mas todos tem bons vinhos a ótimos preços.
RESTAURANTES
La Brigada (indicada por locais)
Parrilla clássica, em San Telmo, um dos meus bairros favoritos. Visitar a feira de San Telmo vale muito a pena. O restaurante traz o tema do futebol e tem muitas camisetas de times brasileiros, muitos jogadores vão lá.



Cucina D`onore (indicada por amigo local)
Alta gastronomia italiana em Puerto Madero. Indico pedir o almoço executivo, de dia.



Il Quotidiano - bar de pastas
Fui na unidade de Recoleta, um dos meus barrios favoritos. Ótimo custo-benefício, serve pratos feitos e aperitivo no happy hour.
La Cabrera
Parrilla famosa mundialmente. Reserve mesa ou vá em um horário alternativo. Se for de noite, tem promo para quem vai antes das 20:30.


Anchoita Cava (indicada por amigos locais)
Bar de queijos artesanais argentinos e vinhos naturais. A rede tem outros estabelecimentos, uma padaria e um restaurante, que tem fila de espera de meses. Experiência excelente!


Ya me siento lista para volver.
Obrigado pelas dicas! Minha namorada e eu vamos conhecer Buenos Aires em agosto, anotei tudo aqui 😃